Jogos para diabeticos

19/08/2010 19:38

 

Jogos para diabéticos

27/10/2003 - Revista Pesquisa Fapesp

O artigo A Experiência de Jogos em Grupos Operativos na Educação em Saúde para Diabéticos discute uma estratégia educativa desenvolvida em um ambulatório, cujo objetivo é estimular o indivíduo a refletir sobre seu cotidiano relacionado à sua patologia. Trata-se do Programa Educativo através de Jogos para Grupos Operativos, desenvolvido no Serviço Especial de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG).

O estudo, que se concentrou no caso específico do diabetes melito, caracterizou-se como um instrumento de educação em saúde sob uma perspectiva de promoção, prevenção e controle da doença. Foi implementada uma dinâmica de interação entre o profissional e o paciente que se baseou na utilização de jogos educativos e técnicas pedagógicas aplicadas em diferentes grupos no ambulatório.

As técnicas usadas foram: curso de orientação sobre a doença, consulta individual, grupo operativo e uso de jogos educativos de comunicação e aprendizagem. Tais técnicas possibilitaram a construção do conhecimento mútuo e a troca de vivências entre os pacientes, além do entendimento da experiência individual da doença pelo profissional de saúde.

Foi concluído que essa técnica pode contribuir para uma rápida adesão ao tratamento e maior responsabilidade em relação aos cuidados com a doença, com conseqüente melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.


Dê sua opinião sobre este conteúdo